Postos de saúde até as 20h
Unidades do município do Rio funcionarão 3 horas a mais. Medida vale a partir de janeiro
Rio - A partir de janeiro, todos os postos de saúde do município do Rio deverão ficar abertos até às 20h. Projeto de lei orçamentária para 2011, que deve ser publicado hoje no Diário Oficial do Município, determina que parte da verba da Saúde seja usada para ampliação do horário de atendimento das unidades. A emenda é da vereadora Teresa Bergher.
“Nosso objetivo é fazer com que a população tenha acesso aos tratamentos. Quem trabalha é prejudicado pelo horário de funcionamento das unidades”, explica a vereadora. Atualmente, os postos de saúde da prefeitura funcionam de 8h às 17h. Pela nova lei, eles funcionarão três horas a mais.
É o tempo que o funcionário tem de sair do trabalho e se dirigir à unidade. Isso vai melhorar a saúde básica da população, pois mais pessoas poderão se prevenir contra doenças”, acredita Teresa, que também é responsável pela lei que foi promulgada em setembro.
“O prefeito Eduardo Paes vetou a lei pela primeira vez alegando que não havia verba. Agora há. Espero que ele cumpra o que está sendo determinado, ou teremos que acionar o Ministério Público. Não é esse o nosso desejo”, ponderou a vereadora.
Ampliação já estava sendo planejada
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ampliação do horário de funcionamento já estaria sendo planejada. Em nota, o órgão explicou que “essa ação se dará de forma progressiva, levando em consideração hábitos de vida da população local, necessidades de serviços de saúde e orçamento”. Atualmente, 15 postos já funcionam até às 20h, entre eles o Cesar Pernettam (Méier), Rodolpho Rocco (Del Castilho) e Newton Bethlem (Praça Seca).
Nenhum comentário:
Postar um comentário